Tuesday, December 28, 2004

"Another turning point, a fork stuck in the road
Time grabs you by the wrist, directs you where to go
So make the best of this test, and don't ask why
It's not a question, but a lesson learned in time

It's something unpredictable, but in the end it's right.
I hope you had the time of your life."


E que 2005 seja melhor que 2004 (ou pelo menos melhor que o segundo semestre).

np:"Solitaire"- Petula Clark

Wednesday, December 01, 2004

"On s'est promis de s'attendre
Un gentleman sait comprendre (oh, oh, oh, oh) amicalement votre
Et je ne saurais résister quand ce corps sait m'appeler (oh, oh, oh)"


Mais um ano que passou rápido demais e ainda assim está demorando pra acabar. Parece que ainda ontem eu me desesperava com as provas de Cálculo. E as férias estão one eternity away. Já estou meio de saco cheio. Sabe quando o semestre já deu o que tinha pra oferecer? Quando levantar da cama se torna um ato mecânico, e o ânimo parece algo pra calouro? Pois é! Ainda bem que 23 de janeiro está logo aí.

Mas sempre tem Arquivo X! Estou ficando viciado de novo (3 down, 6 to go). E vos apresento meu top 10 de porque Arquivo X é a melhor série de todos os tempos:

10. Não tem só episódios de mitologia (aqueles que dependem de outros tantos anteriores para serem aproveitados ao máximo, estilo novelão). Os Monster of the week episodes são ótimos (okay, com exceções).

9. A série durou 9 temporadas. Tá certo que piorou nas duas últimas, mas alguns episódios se redimem e continuam acima da média( Lord of the Flies sendo uma menção mais que honrosa). 201 episódios, sendo que me lembro de ter odiado profundamente apenas 3.

8. Romeno, Alemão, Japonês, Espanhol, Navajo, Norueguês. Que outra série teve tantas línguas sendo faladas?

7. A tensão sexual entre os dois personagens principais. Desde a primeira temporada, com a Scully sendo escolhida para "pajear" o Mulder, ficou no ar aquele misto de rivalidade amigável (ela sendo cética, ele acreditando demais nos fenômenos não explicáveis) e atração entre os dois.

6. Triangle, Squeeze, Szygy, How the Ghosts stole Christmas . Pequenas obras primas, 45 minutos de histórias tão bem contadas que parecem uma sessão de cinema expressa.

5. C.S.I., Alias, 24? Duvido que estivessem aí se não fosse pelo sucesso de Arquivo X.

4. Cigarette Smoking Man, Well Manicured Man. Vilões que não eram tão violentos, mas que impunham respeito com umas poucas palavras.

3. Alex Krycek!!!! Melhor ainda que os vilões acima. O cara é um verdadeiro FDP. Fingiu ser colega do Mulder, foi traído pelo seu chefe, e continuou causando até morrer (mas... será que ele morreu mesmo?)

2. O questionamento de valores. A série quase sempre apresenta uma explicação científica (muitas vezes até coerente) e uma sobrenatural, com os personagens defendendo a sua de maneira inteligente. No fim do episódio não é dada uma resposta só, mas deixa a quem assiste a tarefa de decidir o que realmente aconteceu. Em outra palavras, uma série que faz pensar.

1. Os episódios de humor. Quem disse que só porque é uma série que trata de assassinatos , ela deve ser séria e sisuda? Clyde Bruckman's Final Repose é daqueles pra animar qualquer tarde de domingo.

np: "Le bon choix"-Leslie